sábado, 10 de julho de 2010

Nova Soure...

Situada a 246km da capital baiana, com 658 quilômetros quadrados, Nova Soure é um Município que surgiu através do trabalho dos Jesuítas que uniram cinco aldeias em apenas uma, denominada "Natuba" que em tupi-guarani significa "rio que não seca". Anos mais tarde, após algumas mudanças e intervenções o Município passa a se chamar “Nova Soure”.
Por não ser uma cidade turística, Nova Soure que possui mais de 25 mil habitantes, tem sua economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo do feijão e do milho. O Município também é bastante rico no artesanato, com destaque para os bordados em suas variadas modalidades e pintura em tecido.
Aqui, ainda é possível encontrar antigas construções, não muito numerosas, mas por ter sido fundada por cristãos católicos, a primeira construção, datada de 25 de Março de 1646 foi a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, situada na Praça principal e que teve como seu fundador o então Arcebispo da Bahia Dom José Batídio de Matos.

Igreja Matriz



Nessa mesma praça, encontra-se o Coreto, palco de diversos debates políticos nas décadas 40 e 50 todas as comemorações sociais e estudantis eram realizadas no Coreto da Praça. Hoje é utilizado para apresentações teatrais de estudantes de todas as escolas do município.

Coreto



Inaugurado em 15 de Novembro de 1945, imponente prédio foi construído para sediar a Prefeitura do Município, hoje serve como Sede do Poder Legislativo Municipal.

Antiga Prefeitura, atual sede do Poder Legislativo Municipal



É também em Nova Soure que está situada a maior Biblioteca de Povoados do mundo, inaugurada em 2006, a Biblioteca Maria das Neves Prado possui um acervo de mais de 62 mil livros, além de cds, dvds e outras fontes de pesquisa. A entidade que é referência em História em todo o estado, tem como seu patrono o professor Geraldo Prado, historiador.

Biblioteca Maria das Neves Prado



Fundada em 15 de fevereiro de 1976, a Banda Filarmônica 8 de Dezembro também é motivo de orgulho, cujo relevo cultural sobressai em termos regionais como exemplo de bom gosto e pioneirismo. Até hoje, apesar dos embates socioculturais e econômicos, a Sociedade Filarmônica vem sobrevivendo e continuará nessa luta por muitos anos.

Banda Filarmônica